Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil” amplia alcance e recebe grupos de todo o Brasil

Artistas adolescentes de todo o Brasil podem se inscrever para o festival que é parte de uma grande rede latino-americana de teatro. A edição de 2025 acontece em novembro, nas cidades de São Paulo e Santo André, criando um espaço de encontro, troca e incentivo ao teatro jovem.

Artistas adolescentes de todo o Brasil podem se inscrever na 7ª edição do Festival “Vamos que Venimos”

Estão abertas até 10 de outubro de 2025 as inscrições para o 7º Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil” (@vqvbrasil), versão brasileira do festival criado na Argentina. A iniciativa promove o protagonismo jovem por meio do teatro e incentiva a produção teatral adolescente no país.

Realizado anualmente em Santo André (SP), o festival convida artistas adolescentes de todo território nacional a participarem e se integrarem a essa rede de fortalecimento das artes cênicas no Brasil e na América Latina. As inscrições são gratuitas e o formulário está no site do evento: www.vqvbrasil.com.

Podem participar artistas e grupos teatrais compostos por, no mínimo, 70% de integrantes com idades entre 13 e 19 anos completos até a data do festival, previsto para a segunda quinzena de novembro de 2025. Os participantes podem estar vinculados a escolas regulares, oficinas, cursos livres ou atuar de forma independente em processos de teatro jovem.

“Esperamos receber trabalhos de artistas adolescentes das mais diversas naturezas, que explorem possibilidades cênicas dos mais múltiplos formatos”, comenta a organização do VQV.

Além da modalidade “obra completa”, é possível inscrever trabalhos artísticos que ainda estão em processo. Uma forma encontrada pela organização do festival de valorizar cada etapa da formação artística e da criação como um todo. 

“Queremos acolher grupos em diferentes estágios da criação e compartilhar experiências relevantes dos jovens, distanciando-nos da ideia de que o produto final seria o momento criativo mais importante”, explica a organização. 

Além de espetáculos, haverá oficinas, painéis de intercâmbio e encontros com artistas e pesquisadores renomados, a exemplo do que ocorreu em 2024, cujo tema “Direito à adolescência”, proporcionou bonitas reflexões com a psicóloga especialista em sexualidade de adolescência Elânia Francisca.

“Nos preocupamos em observar as diferentes características que garantam que o Vamos que Venimos seja um espaço de intercâmbio entre adolescentes de distintas realidades socioculturais”, finaliza a equipe responsável pela organização do evento.

A seleção é feita por chamamento público, com inscrição on-line e curadoria da comissão organizadora. Os grupos escolhidos integram a programação, assistem aos espetáculos, participam de oficinas, painéis e encontros de intercâmbio — todas as atividades são abertas ao público. 

O “Vamos que Venimos” surgiu em 2009, em Buenos Aires, idealizado pela atriz e arte-educadora Cecília Ruiz com um grupo de adolescentes. Em 2013, passou a reunir grupos de toda a América Latina, e em 2018, chegou ao Brasil por iniciativa dos artistas Amanda Tavares Dias, Lígia Helena, Paulo Gircys e Thaís Póvoa, do ABC Paulista. Desde então, Santo André (SP) passou a integrar essa rede latino-americana voltada à formação artística e social de jovens por meio do teatro.

Informações: www.vqvbrasil.com, www.facebook.com/vamosquevenimosbrasil e www.instagram.com/vqvbrasil