Parque Profª Lydia Natalizio Diogo – Ecológico Vila Prudente

O Parque Ecológico de Vila Prudente, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, foi criado por lei em 5 de julho de 1996 e recebeu a denominação de Parque Profa. Lydia Natalízio Diogo por decreto em 27 de dezembro de 2004.
Sua área de 60.000 m2 é constituída por uma vegetação nativa e exótica e é utilizada especialmente para atividades de esporte e lazer.
Possui pista de caminhada e corrida, aparelhos de ginástica e playground.  Crianças até 10 anos de idade podem passear de bicicleta.  É permitido passear com cachorros desde que o proprietário os conduza com guia e coleira. Já os animais de estimação das raças pit bull, rottweiller, mastim napolitano, american staffordshire terrier ou ainda raças mestiças, além da guia devem ser conduzidos com enforcador e focinheira atendendo a legislação em vigor.
O Parque possui vigilância patrimonial treinada para atender os visitantes de acordo com as particularidades do parque atuando durante as 24 horas do dia.

Interessante ressaltar que a área utilizada hoje pelo parque era constituída de terrenos mais elevados da várzea do Córrego da Moóca, afluente do Rio Tamanduateí, e já cumpria sua vocação: um morro utilizado pelos moradores locais para lazer, que perdeu essa característica lúdica com o processo de desindustrialização que descaracterizou a região. A criação e instalação do Parque, portanto, na passagem do século XX para o XXI, retoma esse uso e a memória desse espaço.

 

Infraestrutura
Playground, pista de cooper e caminhada, sanitários, paraciclos,  equipamentos de alongamento e ginástica  : simulador de caminhada triplo,ski triplo, barra alta giratória, roda de ombro dupla,  twisth lateral duplo  e um jardim japonês com lago com cascata e carpas .
O parque passa por constantes melhorias. Recentemente (setembro 2012) tivemos a conclusão da reforma da pista de cooper, que era de terra batida e atualmente é cimentada. Foram sanadas todas as irregularidades provocadas pela erosão e implantada canaleta verde ao longo dos 1.200 metros da pista de cooper para retenção de água pluvial dentro do parque.


Fauna
Foram observadas 23 espécies de aves, sendo a maioria composta por aves que vivem em área aberta. Dentre elas o anu-branco, o pica-pau-do-campo, o joão-de-barro, o sanhaço-cinzento, o gavião-carijó e o beija-flor-tesoura. O arredio-pálido é espécie endêmica de Mata Atlântica e vive em casal em meio à ramaria das copas das árvores, sendo facilmente detectada pelo seu canto composto por um longo trinado. Um bando de maracanã-nobre sempre visita o parque à procura de nêsperas. Este psitacídeo encontra-se ameaçado de extinção no Estado de São Paulo.


Flora
Eucaliptal, gramados e jardins com arborização de espécies nativas e exóticas como aroeira-mansa, pinheiro-do-paraná, jacarandá-mimoso, pata-de-vaca, pau-ferro, sibipiruna, araribá, suinã, ingá, leucena, guapuruvu, manduirana, mirindiba-rosa, paineira, manacá-da-serra, quaresmeira, jaqueira, alfeneiro, grevilha-gigante, nespereira e mamica-de-porca.

Particularidades
Visitas monitoradas no lago com carpas. Possui um centro de educação ambiental , composteira e minhocário
O parque dispõe de 6 containeres de reciclagem. Também ocorre a para coleta de óleo de cozinha pós consumo, pilhas e baterias


 
Parque Profª Lydia Natalizio Diogo – Ecológico Vila Prudente
Rua João Pedro Lecor, s/nº, Vila Prudente
Administração do parque: tel.  11 2910-8774

domingo a domingo, das  6 às 22h