Atividades esportivas e culturais acontecem entre os dias 13 e 24 de janeiro

A Secretaria Municipal de Educação (SME) segue com a programação animada nas férias, a 38ª Edição do Recreio nas Férias “Brincadeira é Coisa Séria!” continua até 24 de janeiro, das 9h às 16h, em 53 polos espalhados em várias regiões da cidade de São Paulo. Todas as crianças inscritas recebem 3 refeições (desjejum, almoço e lanche) e para aquelas que forem realizar passeios externos será entregue um kit lanche individual.

Cerca de 20 mil crianças e adolescentes – de 4 a 14 anos – participam de atividades recreativas, culturais e esportivas nos 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 3 Centros de Educação Infantil Indígena (CECIs) e 4 instituições. Acesse relação de polos de atendimento (abrir link externo).

Mais de mil oficinas com atividades lúdicas ocuparão diversos espaços dos CEUs/Polos, tais como: teatro, salas multiuso, biblioteca, quadras e piscinas. Todas as atividades são gratuitas. Refeições e lanches serão servidos diariamente. Serão distribuídas cerca de 59 mil refeições diárias.

Durante os dias de programação os participantes têm a oportunidade de visitar locais como: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Museu do Futebol, Memorial da Resistência, Museu de Arte Brasileira, Museu Lasar Segal, além de 15 unidades do SESC, incluindo o Cine SESC. Companhias teatrais também apresentarão 19 espetáculos infantis e infanto-juvenis nas unidades dos CEUs.

A abertura oficial será no Centro Educacional Unificado (CEU) Pêra Marmelo e contará com apresentação do espetáculo teatral “A Lenda do Cigano e o Gigante”, atividades culturais, esportivas e brinquedos infláveis. Acesse a programação de espetáculos e passeios do Recreio nas Férias da semana de 13 a 17 de janeiro (arquivo pdf) e a programação de espetáculos e passeios da semana de 20 a 24 de janeiro (arquivo pdf) (sujeito à alterações).

As inscrições podem ser feitas até o esgotamento das vagas no polo de interesse, inclusive durante a realização do Programa. Para participar, não precisa ser estudante de uma escola municipal, basta comparecer em um polo levando autorização assinada por um responsável.

Formação dos profissionais que atuam no Recreio nas Férias

Entre 6 e 10 de janeiro, a SME promoveu a formação de 1.272 profissionais que atuarão na 38ª edição do Recreio nas Férias.

A formação foi realizada em vários Polos descentralizados – CEUs Vila Rubi, Caminho do Mar, Casa Blanca, Aricanduva e Parque Veredas; Diretorias Regionais de Educação (DREs) Freguesia/Brasilândia e Pirituba/Jaraguá e nos SESCs Santo Amaro, Belenzinho, Itaquera, Vila Mariana, Pompéia, Interlagos e Parque Dom Pedro II.

Agentes de recreação, coordenadores de polo, oficineiros, analistas de informações, cultura e desporto e coordenadores dos núcleos educacionais, de esporte e de cultura tiveram formações que abordaram o brincar como um facilitador das aprendizagens pertinentes a cada faixa etária e a cada fase de desenvolvimento das crianças e jovens.