15/01/2020 – Todos os anos na época das chuvas, dezenas de árvores caem e matam pessoas em São Paulo, quando não quebram a fiação elétrica e matam as pessoas eletrocutadas.

Um rápido passeio  pela cidade da pra ver porque isso acontece, nos últimos 20 anos não houve nenhum plano para que o plantio das árvores seguisse normas e planejamento feito por especialistas na área, e se existia este plano nunca foi seguido, porque você autorizar o plantio de uma árvore que vai crescer até altura do primário da rede elétrica por onde passam 13 mil volts, é no minimo uma irresponsabilidade.

Outro problema grave é o espaçamento que tem que se deixar na calçada, sem concretar a raiz e dando espaço para que o tronco creça sem prejudicar as árvores e sem destruir as calçadas, mas o que se vê é um abandono completo, concretam a raiz e o tronco da árvore, ela perde força e cai, e quando ela consegue crescer destrói as calçadas.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo que deveria cuidar desta área, é claro e visível que eles não estão fazendo um bom trabalho, o que fazer? a quem recorrer?

No site da Secretaria do Verde e Meio Ambiente mostra quais são as atribuições do órgão, mas pelo visto faz tempo que eles não trabalham de forma satisfatória.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AUMENTAR

A nós cidadãos que precisamos andar pelas ruas todos os dias o que nos resta é ficar atentos, em caso de árvores encostadas em rede elétrica procurar manter distância, em dias de chuva forte não parar o veículo debaixo de árvores, não andar pelas calçadas que tenham árvores, e esperar que alguém TOME PROVIDÊNCIAS e parem de fazer este tipo de serviço PORCO na cidade de São Paulo.

Sem falar na falta de manutenção, poda, e cuidados periódicos que as árvores precisam para crescerem fortes e saudáveis, coisa que aqui na capital paulista nós nunca vimos, equipes fazendo vistoria nas árvores.

Aqui links de algumas reportagens sobre acidentes e mortes com quedas de árvores na capital:

árvore cai na barra funda

árvore cai e interrompe fornecimento de energia

árvore cai e mata segurança