04/04/2019 – Cansados com o descarte irregular de entulho na esquina da Avenida Anhaia Melo com Rua Torquato Tasso na Vila Prudente, moradores instalaram câmeras em locais estratégicos e a mais ou menos 30 dias faziam campana na madrugada para tentar flagrar um caminhão que estava despejando entulho no meio da via.

Em algumas ocasiões o entulho entupia os bueiros e interditava a entrada e saída de veículos das garagens das casas, sem falar que neste ponto no último dia 10/03/2019 a enchente foi terrível.

Assim que um dos vizinhos deu o alarme por volta das 23:50 de ontem os demais moradores que estavam preparados, pegaram seus carros e sairam atrás do caminhão, enquanto outros moradores acionavam a Policia Militar quando um dos moradores conseguiu cruzar com o caminhão próximo ao piscinão guamiranga.

O caminhão da marca Volkswagem Cor Vermelha, placas BXG-5446, despejou a caçamba ainda em movimento quase provocando um acidente para tentar despistar o morador que o seguia logo atrás em um carro de passeio.

No mesmo instante viaturas da Policia Militar já estavam a procura deles, pois várias ligações foram feitas para o telefone 190, e na Avenida dos Estados uma viatura conseguiu abordar o caminhão.

Por volta das 3:00 a GCM AMBIENTAL chegou ao local, acionada pelo morador e pela Policia Militar, e trataram de fazer os procedimentos legais em relação a ocorrência.

O caminhão estava em péssimo estado, sem a placa da frente e com a placa traseira ilegível, prática comum entre os caminhoneiros que cometem este tipo de delito para não ser flagrado pelos radares.

Ainda não temos informações se o caminhão foi apreendido, ou qual foram as multas e procedimentos adotados, mas logo mais pela manhã entraremos em contato com a Assessoria de Imprensa da GCM para informar vocês do resultado desta ocorrência.

A verdade é que não tem a menor condição desta prática continuar, a Prefeitura da Cidade de São Paulo precisa adotar medidas mais duras contra estes irresponsáveis que despejam entulho no meio da rua, o acesso Avenida dos Estados por baixo do viaduto grande São Paulo esta praticamente fechado, dezenas de caminhões estão descarregando entulho lá na madrugada, o que não da para entender é porque a PREFEITURA não consegue resolver este problema, pois é evidente que se fizer uma operação naquele local por alguns dias dezenas de caminhões seriam flagrados, e com as pesadas multas e apreensões eles com certeza não jogariam mais entulho naquele local.

A situação é tão inaceitável que pela manhã não passa nem carro sentido Avenida dos Estados embaixo do Viaduto Grande São Paulo, é preciso aguardar equipes da Subprefeitura vir com trator e caminhões para retirar o entulho, é preciso endurecer as punições contra este crime URGENTE.

Além disso estes caminhões bateram em diversos carros estacionados nas ruas próximas mês passado, deixando prejuízo e dor de cabeça para os moradores atingidos, já não bastasse a enchente que atingiu a região 5 vezes este ano.

O descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental passível de multa em mais de R$ 18 mil, conforme previsto em lei. Ressalta que a população tem à disposição o aplicativo Limpa Já Entulho, que também permite ao munícipe acompanhar os dias de coleta seletiva e realizar denúncias de descarte entulho. Denúncias podem ser feitas pelos canais do 156 da Prefeitura. Para realizar o descarte da forma correta, a população pode consultar no site da regional o dia e o horário em que o caminhão do Cata-Bagulho está programado para realizar os trabalhos de zeladoria. Além disso, o munícipe pode comparecer a um dos 100 Ecopontos espalhados pela cidade com, no máximo, 1 metro cúbico de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).

Se você também não aguenta mais ver estes irresponsáveis descartando entulho no meio da rua o telefone da GCM – POLICIA MUNICIPAL AMBIENTAL é (11) 3915-2593 e funciona 24 horas por dia. DENUNCIE.

Também temos os ecopontos da região,

Rua da Prece, nº 296, Altura do nº 2000 da Av. Prof. Luis Ignácio de Anhaia Mello na Vila Prudente.

Rua Florêncio Sanches, nº 307 Próximo ao 70º Distrito Policial – Parque São Lucas