Juventus e Portuguesa fazem no próximo domingo (10 de fevereiro) o Clássico dos Imigrantes. Duas das mais tradicionais equipes do futebol brasileiro se encontram no Estádio Conde Rodolfo Crespi, a Rua Javari, às 10 horas, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista da Série A2.
O treinador do Moleque Travesso, Alex Alves, quando ainda atuava dentro das quatro linhas defendeu as duas equipes e por isso conhece bem a importância desse confronto.
Desde que assumiu o comando do time grená, em janeiro de 2018, ele já disputou três clássicos contra a Portuguesa. Foram dois empates em 0 a 0 (Paulista A2 e Copa Paulista) e uma vitória pelo placar de 1 a 0 (Copa Paulista).
“Conversei com os atletas e já mostrei um vídeo da Portuguesa. Joguei lá e fiz muitos gols, assim como fiz muitos gols aqui. Vivi os dois lados. Sabemos da importância que se tornou esse duelo. Durante um tempo as equipes não se enfrentaram, porque a Portuguesa jogava o Brasileiro e o Juventus não. De um tempo para cá o cenário mudou. São duas equipes queridas no futebol. Esse é um jogo importante para o torcedor. Quem ganhar vai brincar com o outro o ano inteiro. Esse é um divisor de águas. Com todo respeito a Portuguesa, mas a única coisa que nos interessa é a vitória. Em casa temos que fazer a nossa parte”, contou o técnico Alex Alves.
Além de ser um clássico, as equipes brigam por uma vaga no G8. O Juventus está na nona colocação, com seis pontos. Já a Portuguesa ocupa o décimo terceiro lugar, com quatro, sem vencer na competição.
O treinador juventino fez uma avaliação das cinco primeiras rodadas, onde a equipe conquistou uma vitória, três empates e uma derrota.
“Poderíamos ter conquistado mais pontos nesse começo. Sabemos que a Série A2 é difícil, enfrentamos equipes com alto investimento. Tínhamos colocado como meta duas vitórias em casa, e depois nos três jogos fora conquistar mais quatro pontos, pelo menos. Estreamos com um empate, em um jogo bom, volume alto de jogo. Depois buscamos uma vitória fora”.
“Jogamos em casa e veio a derrota que nos prejudicou. Na sequência dois jogos longe da Javari. Precisávamos de qualquer forma buscar os seis pontos, ou no mínimo quatro. A terceira opção era não perder, que foi o que aconteceu. Roubamos pontos das equipes e pontuamos, coisa que no ano passado não aconteceu. Agora é fazer o dever de casa”, concluiu.
Após dois jogos fora de casa, o treinador revelou que a equipe está bem fisicamente e que todas as atividades dessa semana serão voltadas para o jogo de domingo.
“Fisicamente o time está bem. Nossa equipe corre o jogo todo. Mesmo com as viagens longas, o time reagiu bem. Ficamos em bons hotéis, viajamos em bons ônibus para tentar amenizar um pouco o desgaste. Então essa semana é pensar na Portuguesa e dar sequência no trabalho. Em clássico o jogador tira forçar de onde não tem e se a gente não entrar ligado o jogo pode se complicar. Vamos fazer com que o torcedor saia da Javari orgulhoso desse time”, finalizou Alex Alves.
O torcedor pode adquirir o ingresso do jogo com antecedência na secretaria do clube, todos os dias da semana, das 9 horas às 19 horas ou online no site Total Ticket.

Crédito foto: Marcelo Germano/ C A Juventus