GRUPO ESPARRAMA APRESENTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO MÊS DAS CRIANÇAS

 

 

Em outubro, o Grupo Esparrama realiza o lançamento de seu primeiro livro, apresenta dois espetáculos diferentes e inaugura uma exposição com o resultado de vivências muito especiais realizadas com crianças durante o Projeto Navegar, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Programe-se para participar com sua família!

 OUTUBRO ESPECIAL – ESPARRAMA PROMOVE AÇÕES EM DIVERSOS ESPAÇOS DE SÃO PAULO

 Outubro vai ser especial para o Grupo Esparrama! No mês das crianças, o grupo prepara uma programação diversificada e totalmente gratuita, que será realizada em diversos espaços da cidade de São Paulo, contemplando o público de todas as idades.

Formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela, trazendo a discussão da relação entre arte e cidade também para o público infantil. Com apresentações no Minhocão, o Esparrama é um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo. Esparramando cores, arte e muito bom humor, o grupo cativou a população local e atraiu os olhares de pessoas de diversos lugares, que passaram a incrementar seus domingos de lazer, participando das atividades propostas pelo Esparrama. O famoso Teatro na Janela, que abre a super programação que o grupo preparou para o mês das crianças!

No dia 01 de outubro, acontece a apresentação do espetáculo que deu origem às apresentações do Minhocão, o Esparrama pela Janela, que conta a história de um morador do Minhocão que, cansado do barulho dos carros e da cidade, resolve subverter o que entra pela sua janela com poesia, e acaba transformando sua casa em um ambiente repleto de personagens fantásticos. A apresentação acontece na janela de um apartamento localizada em frente ao Minhocão (Elevado Presidente João Goulart).

No dia 02 de outubro, será inaugurada a exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”, que marca uma nova fase de pesquisas do grupo, pois foi construída a partir de vivências de escutas com crianças de três territórios diferentes: CEU Heliópolis, Ocupação Hotel Lord Palace e EMEI Gabriel Prestes. Através de “expedições poéticas”, com narrativas construídas especificamente para cada um destes territórios, o grupo criou um espaço para dialogar com as crianças e adentrar no imaginário infantil sobre a cidade, seus percalços, seus desafios e suas alegrias. O resultado destes momentos de trocas verdadeiras é o que o grupo pretende compartilhar através desta exposição interativa, que irá estrear no CEU Heliópolis, mas que irá circular pelo CEU Butantã, CEU Guarapiranga e na sede da FUNARTE no centro da cidade.

Quem assina a Direção de Arte e Cenografia da exposição é Jaime Pinheiro, que foi o responsável pela construção da janela azul – que virou uma das grandes marcas do teatro na janela – e também da Pomba Cantora, personagem que protagonizou o primeiro videoclipe do Esparrama. Para a exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”, Jaime preparou um ambiente que, como o próprio nome diz, levará o público a navegar através de uma grande expedição pelo imaginário infantil de forma interativa. A exposição contará com um grande barco para que crianças e adultos se tornem também navegantes deste projeto, além de jogos interativos, mapas e muitas surpresas, que prometem agradar adultos e crianças.

Durante o período da exposição, acontecerão atividades formativas para educadores, bibliotecários e demais interessados em discutir o tema da Cidade Educadora. Entre as ações programadas, no dia 10 de Outubro, acontece uma roda de conversas especial com a participação do Cidade Escola Aprendiz, Heliópolis Bairro Educador e Grupo Esparrama.  Com os temas Cidade Educadora, Escuta com Crianças e Participação Social da Criança, será realizado um encontro para troca de experiências. Através de relatos do Grupo Esparrama sobre as vivências com crianças de três territórios diferentes, os demais convidados farão seus apontamentos sobre as vivências também já realizadas e experiências bem sucedidas a respeito da relação e participação das crianças na cidade.

Já no dia 14 de outubro, acontece o lançamento do primeiro livro do Esparrama feito em parceria com a maestrina Ester Freire, junto com uma apresentação do espetáculo 2POR4, que traz a divertida disputa de dois palhaços pela regência de um quarteto de cordas que toca ao vivo durante a apresentação.

“2POR4 – Um Encontro Musical com Palhaços” é um livro paradidático que se utiliza de aspectos lúdicos para facilitar o aprendizado das crianças. O livro será lançado pela Editora do Brasil e é baseado na narrativa do espetáculo 2POR4. Por isso, em um mesmo dia o público poderá conferir a apresentação do espetáculo e participar do lançamento do livro, que acontecerão na Biblioteca Monteiro Lobato.

Criado em 2012, o Grupo Esparrama, tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, etc.). Com o projeto de teatro na janela, que surgiu em 2013, atraiu os olhares da crítica especializada, da imprensa nacional, internacional e ganhou notoriedade. Com o projeto ainda sendo realizado de forma independente, foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Em 2014 o grupo foi contemplado com o programa Rumos Itaú Cultural e em janeiro de 2015 deu início ao projeto Janelas do Minhocão, que contou com importantes ações de ocupação e culminou com a criação de seu segundo espetáculo “Minhoca na Cabeça”. Para esse espetáculo o grupo contou com os atores convidados Gabi Zanola, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, integrantes da Trupe DuNavô. Ainda em 2015, na segunda edição do Prêmio Zé Renato, foi contemplado e realizou temporadas de seus dois espetáculos feitos especialmente para o Minhocão: Esparrama pela Janela e Minhoca na Cabeça.

Com o projeto NAVEGAR, contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo vem promovendo oficinas, temporadas de apresentações e realizou expedições com crianças de diferentes “territórios”, para junto delas, pesquisar o imaginário infantil sobre a cidade. O material que surgiu a partir desta troca de experiências é o que o público poderá conferir na exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”.

Mais informações você encontra na página: facebook.com/esparrama

ESPARRAMA PELA JANELA (Espetáculo de Teatro na Janela de um apartamento em frente ao Minhocão)
O espetáculo “Esparrama pela Janela” conta a história de um morador do Minhocão, que cansado do barulho que entra pela sua janela, resolve transformar o caos em música, a partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: amenina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.
Dia 01 de outubro – Domingo – Horário: 16H00 – Entrada Gratuita – Recomendação: Livre – Duração: 45 minutos – Local: Minhocão (Viaduto João Goulart) entre o Metrô Santa Cecília e Rua da Consolação. Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou Rua da Consolação. Nestes pontos haverá sinalização indicando o local da apresentação. *No caso de chuva, o espetáculo não acontece.

Abertura da Exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários” – dia 02 de outubro a partir de 9h00

*** A EXPOSIÇÃO FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA 11ª BIENAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO ***

Exposição Interativa construída durante vivências de escutas com crianças do CEU Heliópolis, Ocupação Hotel Lord Palace e EMEI Gabriel Prestes. Curadoria do Grupo Esparrama, Direção de Arte e Cenografia Jaime Pinheiro e Obras dos Artistas Daniel Viana, Sissy Eiko e Marina Faria.

Temporada CEU Heliópolis: de 02 de outubro a 17 de outubro de 2017  – Depois a exposição circula pelo CEU Butantã, CEU Guarapiranga e na sede da FUNARTE no centro da cidade.

Horário de visitação: De segunda a sexta-feira das 8h00 às 20h30 / Sábados e feriados das 9h30 às 17h00

Local: Biblioteca CEU Heliópolis Prof Arlete Persoli – Endereço: Estr. das Lágrimas, 2385 – São João Climaco, São Paulo – SP, 04244-000 – Telefone: (11) 2353-4308

 

Mesa de Debates “Sujeitos (in) visíveis da Cidade – A Participação Social das Crianças”

Formação voltada para educadores

Dia 10 de Outubro de 2017 – 14h às 17h00

Onde: Biblioteca CEU Heliópolis Prof Arlete Persoli

Roda de conversas especial com a participação do Cidade Escola Aprendiz, Kelli (gestora do CCA Georgina) e Grupo Esparrama. Mediação: Marília De Santis (Gestora do CEU Heliópolis) Com os temas Cidade Educadora, Escuta com Crianças e Participação Social da Criança, será realizado um encontro para troca de experiências. Através de relatos do Grupo Esparrama sobre as vivências com crianças de três territórios diferentes, os demais convidados farão seus apontamentos sobre as vivências também já realizadas e experiências bem sucedidas a respeito da relação e participação das crianças na cidade.

 

Lançamento do Livro “2POR4 – Um Encontro Musical com Palhaços” – Dia 14 de Outubro

15h00 – Apresentação do espetáculo – 2POR4 – Duração: 45 minutos

Com: Grupo Esparrama e Quarteto 2POR4 – Um Quarteto de Cordas chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços maestros. Muito criativos, os desajeitados maestros, começam uma disputa para decidir quem será o grande regente do dia. Durante esta competição, os candidatos à regência demonstram suas “habilidades” musicais e acabam apresentando de forma divertida os instrumentos de um quarteto de cordas e as propriedades do som.

16h00 – Lançamento do Livro “2POR4 – Um Encontro Musical com Palhaços”

Primeiro livro do Grupo Esparrama feito em parceria com a maestrina Ester Freire. Livro paradidático que se utiliza de aspectos lúdicos para facilitar o aprendizado das crianças e a sua aproximação com os universos da música erudita e teatral. O livro será lançado pela Editora do Brasil, que atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infanto-juvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. As ilustrações são de Jana Glatt.

Local: Biblioteca Monteiro Lobato – R. Gal Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo – SP – Telefone: (11) 3256-4122 – Classificação Livre – Entrada Gratuita

Comentários no Facebook